quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Conheça as 14 profissões da área de saúde.


Quem opta por um curso da área de saúde pode desde ter uma rotina de trabalho mais estressante e corrida (como médico ou enfermeiro em hospitais) até uma tranquila, voltada para terapias (como fonoaudiólogo e psicólogo).
O mercado é promissor no país. Com aumento da população e da expectativa de vida, a demanda por profissões da área cresce. No interior do país, a necessidade é mais urgente. Em Roraima, por exemplo, há um médico para cada 10.306 pessoas, média inferior a de países africanos muito pobres. Já em São Paulo, a média é superior a países europeus ricos: um médico para cada 239 habitantes.
Conheça a seguir as carreiras da área de saúde:
O profissional de Educação Física organiza, executa e supervisiona programas de atividades físicas para pessoas ou grupos. Pode trabalhar com grupos, em escolas, clubes e academias de ginástica, ou prestar atendimento individual, como personal trainer. Pode focar desde a recreação e a terapia até o treinamento de atletas para alta performance.
O enfermeiro atua na proteção, na promoção e na recuperação da saúde e na prevenção de doenças. Em hospitais, é indispensável em todos os setores, da UTI à psiquiatria. É responsável desde a higiene e a alimentação até a administração de remédios e manutenção de curativos e outros cuidados.
Farmácia
É o estudo da composição e produção de medicamentos, cosméticos e alimentos industrializados. O farmacêutico pesquisa e prepara medicamentos, cosméticos e produtos de higiene pessoal, examina e testa substâncias que entram em sua composição e observa as reações provocadas no organismo. Pode trabalha em farmácias, laboratórios farmacêuticos e na indústria alimentícia e de cosméticos.

É a ciência que se ocupa da pesquisa, da prevenção, do diagnóstico, da habilitação e reabilitação da voz, da audição, da leitura e da escrita. Ele trata deficiências de fala, audição, voz, escrita ou leitura. Pode atuar em parceria com fisioterapeutas, otorrinolaringologistas, neurologistas e psicólogos.
É a ciência que investiga a natureza e as causas das doenças humanas, procurando sua cura e prevenção. Ele pesquisa e trata disfunções e moléstias, escolhendo os melhores procedimentos para preveni-las e combatê-las. Há trabalho para o médico em hospitais, clínicas, postos de saúde e empresas. Grande parte atua também em consultório próprio.
Nutrição
É a ciência que investiga e controla a relação homem-alimento para preservar a saúde humana. O nutricionista planeja, administra e coordena programas de alimentação e nutrição em empresas, escolas, hospitais, hotéis, restaurantes comerciais, spas e asilos. Ele define os cardápios das refeições, sugerindo pratos adequados às necessidades nutricionais de clientes, pacientes ou hóspedes.
É a ciência voltada para o estudo e o tratamento dos dentes, da boca e dos ossos da face. O dentista cuida da saúde e da estética da boca. Restaura, extrai e limpa dentes, projeta e instala próteses e realiza cirurgias. Também previne a cura de doenças da gengiva, da bochecha e da língua.
É o estudo dos fenômenos psíquicos e do comportamento do ser humano. O psicólogo diagnostica, previne e trata doenças mentais, distúrbios emocionais e de personalidade. Esse profissional atua em consultórios, em hospitais, escolas e nas mais variadas instituições de saúde, como clínicas estéticas e spas. Também pode trabalhar na parte de Recursos Humanos em empresas.

É o conjunto de técnicas usadas no tratamento e na prevenção de doenças e lesões. O fisioterapeuta previne, diagnostica e trata disfunções do organismo humano causadas por acidentes, má-formação genética ou vício de postura. Ajuda na recuperação de pacientes acidentados e portadores de distúrbios neurológicos, cardíacos ou respiratórios, trabalha com idosos, gestantes, crianças e portadores de deficiência física ou mental.
São o estudo e o emprego de atividades de trabalho e lazer no tratamento de distúrbios físicos e mentais e de desajustes emocionais e sociais. O terapeuta ocupacional utiliza tecnologias e atividades diversas para promover a autonomia de indivíduos com dificuldade de integrar-se à vida social em razão de problemas físicos, mentais ou emocionais. Ele trabalha em clínicas, asilos, hospitais, instituições geriátricas, psiquiátricas e penais, centros de saúde, de convivência e de reabilitação, creches e empresas.


E ainda as profissões de Medicina Veterinária, Serviço Social, Biologia e Biomedicina.

Cada qual será aprofundada em nosso blog. 

12 comentários:

  1. Parabéns pela publicação. Muito importante saber as especialidades de cada profissão da área da saúde. Tenho orgulho de fazer parte desse time. Fisioterapia \o/. Visitem o blog VIGILÂNCIA A SAÚDE: http://profisoesdesaude.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. É de uma grande importância saber como é a atuação em cada área. A Fisioterapia é uma profissão muito linda. :)

    ResponderExcluir
  3. Ótima publicação! É muito bom sabermos a função e o dever de cada profissão; e todas ela tem o seu valor sendo imprensidível na vida de todos os indivíduos!

    ResponderExcluir
  4. Que legal. É de suma importancia ficar ciente das funções de cada profissão. Pois a área da saúde só trabalha em equipe!

    ResponderExcluir
  5. Gostei, gostei!! ^^
    Importante saber a função de cada um, pois muitas vezes trabalhamos em conjunto.

    ResponderExcluir
  6. Gostei, gostei!! ^^
    Importante saber a função de cada um, pois muitas vezes trabalhamos em conjunto.

    ResponderExcluir
  7. Não sabia que terapia ocupacional era uma delas, legal essas informações.

    ResponderExcluir
  8. Gostei!!! Ótima postagem. É importante ficarmos ciente das funções de cada profissões.

    ResponderExcluir
  9. Todas as profissões na área da saúde requer do seu profissional um certo amor pelo que ta fazendo, pois eles procuram, cuidar, reabilitar, e possibilitar ao ser humano um bem estar tanto físico, quanto emocional!

    ResponderExcluir
  10. Se você é um profissional,seja de qual for a área.trabalhe com amor, porque essa é a melhor maneira de fazer o mundo melhor.
    Parabéns ótima postagem.

    ResponderExcluir
  11. Amei as postagens, pois como uma futura profissional da área da saúde cho de suma importância conhecermos todas as profissões da área,e a função de cada um desses profissionais pois trabalhamos em conjunto

    ResponderExcluir
  12. A união entre os profissionais da área de saúde se faz importante para que sejam vencidas as barreiras e preconceitos que existem entre alguns profissionais que acham a sua profissão superior a outras profissões, tem que haver ética entre os profissionais.

    ResponderExcluir